5 Alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer

O câncer é a segunda maior causa de morte por doença no Brasil (só perde para as doenças cardiovasculares). Estudos científicos revelam que três em cada 10 casos poderiam ser evitados se as pessoas mudassem seus hábitos. Isso inclui parar de fumar, fazer exercícios físicos e especialmente seguir uma dieta rica em nutrientes  que ajudem a prevenir esse mal. Conheça a seguir alguns dos alimentos que possuem esses nutrientes.

“Ao investir nos alimentos certos, você terá os componentes necessários para combater o câncer de três maneiras: criando uma barreira contra ele, consertando defeitos das células cancerígenas ou ajudando a eliminar essas células”

 Fábio Gomes, nutricionista do Instituto Nacional do Câncer (Inca)

 1- Brócolis

O brócolis possui altas quantidades de vitaminas C e E, e minerais como o cálcio e o ferro. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) mostrou que ele tem a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Seu consumo tem sido associado a um menor risco de câncer de próstata,  mama, pulmão e cólon.

Dica: O ideal é cozinhá-lo ao vapor para que mantenha a sua cor verde e a textura crocante, de maneira que não perca suas propriedades.

 2- Beterraba

Contribui com energia e vitalidade, limpa o nosso organismo de toxinas, e é um potente agente preventivo do câncer. Do mesmo modo que a maioria dos alimentos de cor roxa. Ela também tem propriedades anti-inflamatórias e reduz o risco de sofrer doenças cardiovasculares.

3- Alho e cebola

Os dois pertencem a um mesmo gênero de alimentos que são fonte de determinado fitoquímico que potencializa a capacidade de eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. Um estudo publicado no International Journal of Cancer aponta para redução do risco de câncer de intestino e pâncreas.

4- Tomate

Esse alimento é fonte de licopeno, nutriente que possui alto grau de proteção contra a oxidação celular, função importante na prevenção do câncer. O tomate é associado a prevenção do câncer de próstata .

Dica: É preferível comer o tomate acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo.

5- Frutas Vermelhas

Essas frutas são ricas em antocianinas, nutriente que retarda o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor.

Segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo dessas frutas ajuda a reduzir os riscos de desenvolver câncer de boca, mama, cólon e próstata.

Aproveite os benefícios que a natureza pode oferecer para a sua saúde.

Sugestões de tema?  Gostou desse assunto? Conte pra gente nos comentários 😉

Um abraço e até o próximo post!

Fonte: wcrf.org

Fonte: einstein.br

Fonte: melhorcomsaude.com

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

 

 




Tipo de plano

5 Alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer
5 (100%) 19

  1 comment for “5 Alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer

  1. 14F Y at 22:11

    Gostei do boletin informativo. De forma sucinta, a Hapvida traz informações importantes e necessária ao conhecimento da sociedade.
    Sugeria outros tema como HEPATITE, HIPERTENÇÃO, ARTROSE , doenças que perseguem um alto indice de pessoas principalmente aoós os 40 anos.
    Obrigada HAPVIDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *