Cárie. Como surge e como preveni-la?

Por que a cárie aparece?

A cárie é uma deterioração do dente que está diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo, podendo acontecer por causa de uma dieta inadequada ou higiene bucal incorreta. Um dos principais causadores da cárie é o  açúcar, quando ele entra em contato com a placa bacteriana, forma os ácidos responsáveis pela formação da cárie. A cárie pode ser transmissível e infecciosa.

O que é placa bacteriana?

Trata-se de uma película incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Como prevenir a cárie?

As melhores formas de prevenir a cárie é controlando aquilo que pode causar a lesão, como por exemplo a ingestão de alimentos açucarados e os que são fáceis de ficarem presos aos dentes por um longo tempo, mas quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.

carie-como-surge-e-como-prevenirFaça uma higiene bucal de maneira adequada, utilizando fio dental, escova e pasta de dente com flúor. O flúor é um importante aliado no combate à cárie, pois previne a desmineralização do dente, atuando na remineralização em pequenas lesões antes destas se tornarem cavidades.

Adote uma dieta balanceada e mastigue bem os alimentos, assim evitará que se depositem restos de comida entre ele. Certifique-se de que a água que você bebe contém flúor. Se não contém, seu dentista pode prescrever suplementos de flúor.

Consuma alimentos ricos em cálcio, não só o leite ou iogurte, mas também os vegetais de cor verde como o espinafre e o brócolis, eles também são boas fontes de cálcio. As amêndoas também podem ser uma alternativa para fornecer esse mineral ao seu organismo.

Sintomas de Cárie

Quando uma cavidade dental está apenas começando, a pessoa pode não apresentar nenhum sintoma. Os sintomas dependem também da sua dimensão e localização. Conforme o dano aumenta, este pode causar sintomas bastante comuns, como:

  • Dor de dente
  • Sensibilidade dentária
  • Dor leve ou aguda ao comer ou beber
  • Orifícios visíveis nos dentes

 

Faça avaliações regulares, é fundamental visitas ao dentista para que ele possa cuidar de sua saúde bucal. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.

Conheça o plano odontológico do Hapvida. 

Fonte: melhorcomsaude.com
Fonte: tuasaude.com

,

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

 




Tipo de plano


[bws_google_captcha]

 

Cárie. Como surge e como preveni-la?
5 (100%) 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *