Como evitar e até aliviar a dor nas costas durante a gravidez

A gravidez é uma fase muito especial na vida de uma mulher. No entanto, com o passar do tempo surgem algumas dores incômodas, como por exemplo as dores nas costas. Estas dores surgem sobretudo devido ao peso adicional que exerce uma pressão anormal sobre a zona lombar. E como a grávida vai aumentando de peso ao longo da gestação, também as dores nas costas se intensificam durante esse período.

Como lidar com as dores nas costas durante a gravidez

Abaixe-se sem prejudicar a coluna

Muitas gestantes ao se abaixar acabam dobrando a coluna, o que é muito prejudicial. O ideal é dobrar os joelhos e manter-se reta ao pegar algo que se pretende pegar do chão.

Manter-se em posição correta

O interessante é durante a gravidez não ficar por longos períodos em uma mesma posição. Caso contrário, os mesmos músculos ficam contraídos por muito tempo e acabam causando dor. Caso a grávida fique muito tempo sentada, é melhor se levantar em alguns intervalos para variar o relaxamento e contração dos músculos.

Tomar banho quente

Sem exagerar na temperatura, a grávida pode aliviar as dores momentâneas nas costas com um banho de água morna para quente, ou então pode-se colocar uma bolsa de água quente nas costas.

Dormir de forma confortável

A melhor posição para a grávida e para o bebê é de lado, tanto esquerdo quanto direito. Ao dormir, é recomendado colocar um travesseiro entre os joelhos, para facilitar a posição reta da coluna. O que é desaconselhável, principalmente no final da gravidez, é dormir de barriga para cima. Nesta posição, o bebê acaba comprimindo alguns órgãos, ocasionando a diminuição de sangue que chega para o feto. Além disso, o peso do útero leva à pressão de nervos, como o ciático, provocando as tão indesejadas dores.

Praticar atividade física

Respeitando os limites de cada gestante durante a gravidez e considerando as recomendações médicas, a atividade física fortalece os músculos e melhora a capacidade respiratória, proporcionando alívio de dores. Uma boa opção são atividades aquáticas, como natação e hidroginástica.

A mulher deve procurar ajuda médica se a dor nas costas permanecerem  mesmo após todas as formas de a aliviar ou quando é tão intensa que a impede de dormir ou andar, por exemplo. Além disso, deve-se procurar o médico quando a dor nas costas surge de forma repentina ou é acompanhada de outros sintomas, como enjoos ou falta de ar.

Leia também: Postura errada provoca “barriga” e dores nas costas.

Fonte: tuasaude.com.br
Fonte: minhavida.com.br

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estar  😉

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

 




Tipo de plano


[bws_google_captcha]

Como evitar e até aliviar a dor nas costas durante a gravidez
5 (100%) 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *