Como prevenir e tratar de maneira natural as aftas bucais

As aftas são lesões  que aparecem principalmente na língua, no interior dos lábios, bochechas e ainda podem se disseminar pelo céu da boca, gengivas e amídalas. Quando se rompem costumam sangrar, incomodar e são geralmente provocadas por fungos. Ainda que este problema possa afetar a qualquer pessoa, é mais provável que ocorra em pessoas que utilizem dentaduras, aparelhos, ou ainda que apresentem o sistema imunológico baixo.

A causa das aftas

As feridas na boca surgem por causas diversas. Alguns fatores podem ser desencadeantes como estresse, ingestão de alimentos ácidos ou cítricos, lesões por alguns alimentos ou utensílio, sistema imunológico debilitado, problema nutricional ou uma doença gastrointestinal. Os objetos afiados e a ortodontia também podem causar feridas.

Dicas para tratar

  • Mantenha uma boa higiene bucal, escovando os dentes e usando fio dental regularmente.
  • Proporcione ao seu organismo uma boa ingestão de líquidos para prevenir a desidratação, tais como água, infusões de ervas ou sucos de frutas. Se necessário, utilize um canudo para evitar o contato direto com as regiões afetadas.
  •  Evite, durante o tempo em que apresente aftas, o consumo de alimentos muito duros e com arestas, como batatas fritas, frutos secos, biscoitos, dentre outros, além de alimentos e bebidas picantes e ácidos.

Remédio Caseiro

Água com sal

É um remédio caseiro muito utilizado para tratar afta, pode proporcionar alivio quando é realizado enxagues após as refeições, três vezes ao dia. Para isso, misture uma colher de chá de sal em um copo d’água e gargareje.

Alho cru

O alho apresenta propriedades antibacterianas, por isso comer alho cru pode ajudar em caso de aftas. Além disso, o alho é benéfico para doenças que estejam relacionadas ao sistema imunológico debilitado.

Cravo

Mascar um cravo também ajuda a curar a afta mais rápido porque ele possui propriedades antissépticas e analgésicas, que são capazes de aliviar a dor provocada pela afta.

 

As aftas desaparecem quase sempre, sozinhas. A dor pode ser incômoda, mas o importante é não colocar a língua nem os dentes no lugar. Entre sete e dez dias elas serão apenas uma má lembrança.

 Fonte: drauziovarella.com.br
Fonte: tuasaude.com

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar.

 

Você já tem um Plano odontológico?

O cuidado com a sua saúde deve ser completo, o Hapvida tem um plano odontológico perfeito para cuidar do seu sorriso. Deixe seu contato no nosso site que a gente liga para você.

 




Tipo de plano

Como prevenir e tratar de maneira natural as aftas bucais
5 (100%) 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *