Já ouviu falar no açúcar de coco?

Se você deseja ter uma alimentação saudável, talvez seja necessário fazer algumas substituições na sua dieta. No post de hoje falamos do açúcar de coco que adoça tanto quanto o comum e é mais saudável.

Trocar o açúcar refinado pelo açúcar de coco pode ser uma excelente alternativa, pois ele não passa pelo processo industrial de refinamento ao qual é submetido o açúcar comum (o branco) e mantém as vitaminas e mineiras originais provindos da palma de coco, por isso, é muito mais nutritivo.

Ele é produzido de maneira rústica e não contem adição de químicos, o processo de extração é feito a partir das flores da palma de coco, cujo néctar é retirado e aquecido em uma caldeira, transformando-se em um caramelo espesso. Após isso, o produto é triturado em pequenos cristais, resultando em um açúcar mais grosso e com aspecto amarronzado. O açúcar de coco é 100% natural e possui quantidades elevadas de potássio, magnésio, zinco e ferro. É também uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6.

É importante ressaltar que o açúcar de coco não é menos calórico do que o refinado, a diferença é que, enquanto refinado apresenta alto teor calórico e quase nenhum teor nutritivo, ou seja, é uma caloria vazia. O açúcar de coco oferece as mesmas calorias com bastantes nutrientes.

Ideal para quem tem diabetes

Uma das principais vantagens desse tipo de açúcar é o baixo índice glicêmico (nível de açúcar) indicando que a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina – hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gordura, o que favorece as pessoas que possuem diabetes.

“O açúcar de coco tem um índice glicêmico de 35, muito mais baixo do que o do refinado, que é de 68. Isso quer dizer que a liberação de energia no organismo é muito mais lenta, evitando picos de glicose no sangue”, explica Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva e longevidade.

Alternativa natural para substituir o adoçante

Muitos adoçantes, principalmente os químicos contêm substâncias prejudiciais à saúde, que podem até provocar câncer na bexiga e ele é uma ótima e natural alternativa para esse problema. Porém, não se deve esquecer de que ele irá de qualquer forma agregar carboidratos à dieta e seu excesso acarretará danos à saúde.

Já ouviu falar no açúcar de coco?
5 (100%) 13

  2 comments for “Já ouviu falar no açúcar de coco?

  1. 19F Y at 22:35

    Onde encontro o açúcar de coco, e qual o custo do produto?
    Favor enviar-me resposta…

    • Paloma Almeida
      21F Y at 20:35

      Em lojas de produtos naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *