Não gosta de brócolis? Confira bons motivos para começar a gostar

Esse vegetal é considerado um dos alimentos mais completos e nutritivos, pois é fonte de diversas vitaminas e minerais e traz inúmeros benefícios para a saúde, especialmente para a digestão e o sistema cardiovascular, sendo capaz de evitar doenças inflamatórias. Além disso, tem poucas calorias e pode ser utilizado em qualquer tipo de dieta, até mesmo para quem quer ganhar massa muscular, pois é rico em proteínas.

 

Qual é a forma ideal de comer?

Ele pode ser preparado de várias formas, mas deve (de preferência) ser ingerido cru para manter todos os seus minerais. Uma boa dica para utilizar o brócolis cru é fazer uma salada ou utilizá-lo na preparação de suco naturais. No entanto, é possível cozinhá-lo basta não ultrapassar o tempo de cozimento de 15 minutos ao vapor, 3 minutos para o vegetal preparado no micro-ondas ou 5 minutos se for fazer refogado.

 

Razões para você incluir o brócolis na sua alimentação

Importante para a saúde óssea: devido a seus altos níveis de cálcio e vitamina K, o brócolis é muito importante para contribuir com o força e saúde dos ossos, sendo especial na prevenção da osteoporose.

Excelente fonte de antioxidantes: de todos os vegetais, o brócolis é o que possui fonte mais concentrada de vitamina C e ainda são encontrados outros antioxidantes em sua composição que ajudam na saúde da pele.

Facilita a digestão: é uma boa forma de manter o processo digestivo funcionando corretamente, pois a sua rica composição regula as quantidades de bactérias no estômago, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrite.

Previne alergias e inflamações: a substância kaempferol contida no brócolis contribui para diminuir o impacto de alergias em nosso corpo. Como o vegetal também possui grandes quantidades de ácidos graxo ômega-3, ainda combate inflamações e previne seu surgimento.

Protege os olhos: a substância luteína existente no vegetal ajuda a proteger os olhos contra a degradação e o desenvolvimento de cataratas.

Previne o surgimento de câncer: o brócolis é rico em substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, especialmente câncer de estômago e intestino.

Ajuda a reduzir o colesterol: é um alimento rico em fibra solúvel que se liga ao colesterol no sangue, tornando-o mais fácil de eliminar pelo fígado, ajudando a manter controlados os níveis de colesterol no organismo.

 

É importante saber

Embora estejamos acostumados só a comer suas flores, é importante saber que nas folhas e nos talos do brócolis se concentra uma grande quantidade de nutrientes que não deveríamos desperdiçar. Inclua esse vegetal na sua alimentação e aproveite ao máximo todos seus nutrientes.

Fonte: melhorcomsaude.com

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