Plano de saúde para criança: vale a pena contratar?

Você já se perguntou como está cuidando da saúde dos seus filhos? Apesar da alta resistência das crianças, elas podem vir a adoecer e necessitar de cuidados especiais. E você estará preparado para esse momento?

Não se preocupe caso a sua resposta tenha sido negativa, a solução é simples: faça um plano de saúde para criança! Mesmo que você tenha total controle sobre suas finanças, a situação pode sair do controle devido a emergências. Com um plano de saúde você não terá esse problema, pois terá onde recorrer caso necessite.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir quais são as vantagens de ter um plano de saúde para crianças? Então continue a leitura!

O que é o plano de saúde para criança?

Os planos de saúde são serviços ofertados por empresas privadas, ou seja, é preciso pagar por eles. Possuem como objetivo oferecer assistência médica e hospitalar aos contratantes. O valor do plano de saúde dependerá do pacote escolhido, podendo apresentar grandes variações.

O essencial em um plano de saúde para crianças deve ser a cobertura de exames e internações, pois são os gastos hospitalares que mais afetam o orçamento. Além disso, é preciso consultar quais clínicas e hospitais possuem convênio com o plano de saúde realizado, evitando gastos extras.

Quais os cuidados necessários ao fazer um plano de saúde para criança?

O cuidado essencial ao realizar um plano de saúde para seus filhos é verificar se a faixa etária na qual eles estão tem cobertura. Em geral, os convênios de gestantes valem para bebês de até um mês de vida. Após isso, é preciso incluir a criança como dependente do plano, para que ela também possa usufruir dos benefícios dele.

Além disso, existem os planos individuais, onde somente o filho está incluso no convênio. O único cuidado que se deve ter com essa modalidade são os valores. Algumas vezes eles podem ser iguais ou maiores se comparados aos convênios realizados para toda a família.

Outro cuidado importante ao escolher o plano de saúde para crianças é verificar se a empresa que o oferta está devidamente registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) — órgão que fiscaliza e permite a atuação dessas operadoras no mercado.

Caso o contratante tenha dúvidas, poderá acessar o site da ANS e verificar, através de uma pesquisa detalhada, se a empresa que oferta o plano de saúde está registrada. A agência realiza ainda avaliações periódicas de todas as companhias, permitindo que o assegurado possa acompanhar constantemente a qualidade dos serviços ofertados pela operadora por ele escolhida.

Como posso saber quais as emergências o meu plano de saúde cobre?

Isso dependerá do tipo de convênio pelo qual você optou! Como já ressaltamos, os bebês recém-nascidos possuem um determinado tempo de carência — comumente um mês. A nossa dica é que você não espere esse tempo acabar para incluir o seu filho no plano de saúde. Assim, você garantirá maior comodidade, conforto e segurança ao mesmo.

Em geral, os planos cobrem as emergências mais comuns, como internações. Para incluir cirurgias e outros tipos de atendimento, é preciso realizar acréscimos ao seu convênio. Muitas vezes isso pode ser uma vantagem para os pais, pois mesmo que os valores sejam maiores, o atendimento será completo.

Vale ainda lembrar que os planos de saúde cobrem um determinado número de horas para o atendimento. Caso o seu convênio seja o ambulatorial, por exemplo, o atendimento é limitado somente às 12 primeiras horas de pronto-socorro. Após esse período serão cobrados os valores não referentes ao plano.

Além disso, se você necessitar de outro tipo de atendimento, não será possível realizá-lo pelo plano de saúde, somente da forma particular, com um pagamento extra. Por isso, é importante estar atento no momento de escolher o seu convênio, para que você tenha tranquilidade se necessitar de serviços hospitalares.

Quais as vantagens em ter um plano de saúde para criança?

O principal benefício do plano de saúde é o fator precaução: o suporte hospitalar já estará garantido sempre que necessário. Com a precária infraestrutura da saúde pública no país, os planos servem como um escape, evitando situações de longa espera e atendimento de má qualidade. Isso porque, as empresas que oferecem os planos de saúde são conveniadas com hospitais particulares, onde o atendimento é realizado rapidamente e com alta qualidade.

Outro benefício dos planos de saúde para crianças é a segurança financeira. Mesmo que surjam emergências imprevistas, o convênio cobrirá totalmente, ou quase, o atendimento a criança, evitando gastos elevados que não estavam inclusos no orçamento familiar.

Além da agilidade no atendimento, realizar o acompanhamento médico é mais rápido e prático quando se tem um plano de saúde. A facilidade em marcar uma consulta é maior e você poderá deixar todas as suas idas ao pediatra agendadas, por exemplo. Como os bebês necessitam ir praticamente todos os meses ao médico durante o primeiro ano de vida, o plano é um trunfo, seja economicamente ou estrategicamente.

A possibilidade de portabilidade é outra vantagem do plano de saúde para crianças. Caso seja necessário mudar de região, por exemplo, é possível realizar a troca de operadoras sem grandes dificuldades. Você poderá fazer o seu plano com outra empresa sem passar pelo período de carência novamente, garantindo a saúde de seus filhos.

Além disso, caso você não queira mais continuar contando com os serviços de determinada operadora, poderá cancelá-los de maneira simples, através de uma declaração. Então, caso seu filho mude de faixa etária e a companhia não ofereça vantagens significativas para essa nova fase, não se prenda a ela! Coloque sempre a saúde em primeiro lugar.

Viu só como é importante ter um plano de saúde para crianças? A saúde de seu filho deve ser sempre sua prioridade! Através dos convênios é possível garantir segurança e comodidade nos atendimentos, além de maior controle financeiro no caso de emergências.

Gostou do nosso post? Ainda não possui um plano de saúde para crianças? Então, entre já em contato com a nossa empresa, nós temos o melhor para seus filhos!

Plano de saúde para criança: vale a pena contratar?
5 (100%) 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *